quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Santo Kabir - uma forte influencia sob Guru Nanak




Santo Kabir Das (Kabir, árabe "grande", dasa, sânscrito para "escravo" ou "servo"), é amplamente reconhecido como um dos grande personalidade do movimento Bhakti no norte da Índia. Ele era como é amplamente reconhecido nascido em AD Ano 1398 (71 anos antes de Guru Nanak). Kabirpanthis (seguidores de Kabir) dizem que ele viveu até a idade de 120 anos e dar a data da sua morte como 1518, mas contando com a pesquisa de Hazari Prased Trivedi, a britânica Charlotte Scholar Vaudenville está inclinado a dar credibilidade a essas datas e tem prooven que 1448 é, provavelmente, a data correta da morte de São Kabir.

Ele é um dos santos medieval indiano de Bhakti e do movimento Sufi cujas composições figura em Sikh Escritura, o Guru Granth Sahib. De entre todos eles, a contribuição Kabir é o maior Padas, 227 em 17 ragas e 237 slokas. Sob cada raga ou modo musical marcando uma seção do Livro Sagrado, hinos Kabir aparecem na cabeça de Bhagat Bani, um nome genérico para as obras de outros contribuidores do que os Gurus. A presença de uma quantidade substancial de versos de Kabir nas Escrituras Sikh e cronologicamente ele sendo o antecessor do Guru Nanak, fundador da fé Sikh, levou alguns estudiosos ocidentais para descrevê-lo como o precursor do Sikhismo. Alguns até o chamam de preceptor de Guru Nanak Há, no entanto, ampla evidência para provar que Guru Nanak e Kabir já conhecera os seus períodos de tempo, de fato não coincidem. Composições de Kabir fazer figura em que são conhecidos como Pothis Goindval, antologias dos hinos dos Gurus, juntamente com as de alguns dos Bhaktas preparado no momento do Guru AmarDas, Nanak III. Eles foram inclucled no Guru Granth Sahib, assim Mas isso aconteceu muito mais tarde, quando Guru Arjan, o quinto na linha espiritual do Fundador, compilou o Livro Sagrado Além de suas próprias obras e as de seus antecessores quatro, ele entrou nela hinos de alguns santos e místicos, tanto hindus e muçulmanos, Kabir foi um deles.

Kabir viveu no século XV depois de Cristo, que foi uma época de grande agitação política na Índia. Como é o caso de muitos mestres religiosos contemporâneos, muito pouca informação confiável sobre a vida de Kabir está disponível, embora não há escassez de coleta de lenda em torno dele. Vida de Kabir foi centrada em torno de Kashi, também chamado de Banaras Legend (Varanasi) diz que ele era realmente o filho de uma viúva brâmane que o abandonou e que ele foi encontrado por um tecelão muçulmano chamado Niru, que adotou o menino e lhe ensinou o do weaver comércio. Não está claro se ele nunca se casou, mas a tradição dá-lhe uma esposa chamada Loi e dois filhos. Sua casta era a de Julaha e de seus ditos ocupação hereditária sua casta de tecelagem. Com base na pesquisa moderna, parece provável que Kabir pertencia a uma família de não-celibatários yogis convertidos, não muito antes e em um grau considerável superficialmente ao Islã. Dos escritos de Kabir, parece que o seu conhecimento do Islã era pequena, e não em suas declarações poéticas (Bani) uma riqueza de Hathayoga terminologia e uma estrutura de pensamento que se parece óbvio para Nath Yogis. Yogis Nath, além da concepção de yoga que toda verdade é experimental, ou seja, a ser realizado dentro do corpo com o auxílio de práticas psico-físicas, concentração, controle da respiração e, assim, transformar o corpo incorruptível e imortal yogis.

Movimento Bhakti foi iniciado por santos hindu, enquanto o misticismo Sufi por santos muçulmanos na Índia medieval (1200-1700). Kabir contribuiu imensamente para o Movimento Bhakti e é considerado um pioneiro da Bhakti juntamente com Ravidas, Farid, e Namdev. Seu conceito de amor como um caminho de sofrimento pode, possivelmente, indicam, em alguma medida, uma dívida para com os sufis. Estes e outros elementos da tradição Nath, bhakti e do sufismo, Kabir combinados com sua própria natureza mística e síntese produzido, que é a religião distintivo de Kabir. Tradição nos diz que Swami Ramanand era seu Guru (professor).

No século XV, Benaras foi a sede do Brahmin ortodoxia e seu centro de aprendizagem. Brahmins teve forte influência sobre todas as esferas da vida nesta cidade. Assim Kabir pertencentes a uma casta inferior Julaha teve que passar por momento difícil imenso de pregar sua ideologia. Kabir e seus seguidores se reuniam em um lugar na cidade e meditar. Brahmins ridicularizaram por pregar às prostitutas e outras castas baixas. Kabir satiricamente denunciada brâmanes e, assim, conquistou os corações das pessoas ao seu redor. Não há dúvida de que a pessoa mais famosa única importante da cidade de hoje Benaras não é outro senão São Kabir.

Kabir através de seus versos não só reformou a mentalidade dos moradores comuns e baixa de pessoas de castas, mas dar-lhes auto-confiança para Brahmins questão. Foi 100 anos depois dele que Tulsidas quebrou a hegemonia dos brâmanes por escrito Ram Charitra Manas, um poema de Ramayana em Benaras que ia contra a tradição dos brâmanes. Kabir foi em pessoa primeiro fato de ir contra Brahmins e ser tão bem sucedido. Benaras foi devastada por um ataque de um invasor muçulmano Tamur Lang ou "Tamur o coxo" durante o seu tempo. Kabir também denunciou mullahs e seus rituais de reverência para com kaba cinco vezes por dia. Por causa da condenação aberta de religoins estabelecida e popular, Kabir tornou-se um objeto da ira de ambos os hindus e muçulmanos e em torno de Benaras. Kabir viajou e em torno de Benaras para pregar suas crenças.

Kabir acreditou em vender-se render e bhakti de Deus. O Kabirpanthis seguir um lite de cantar os louvores de Deus, orações e uma vida simples e pura de devoção. Kabir recomenda cantar incessante de louvores a Deus. Ele praticamente sugere retirada do mundo. Ele é contra al1 métodos ritualística e ascético como meio de salvação. É verdade que Kabir se refere a alguns termos de yoga em descrever os métodos de meditação e mística dos iogues. Mas, não há motivo para sugerir que ele mesmo recomenda o caminho de yoga. Na verdade, longe de recomendar yoga, ele é bastante forte em condenar métodos ascéticos ou yoga, e diz que os iogues, em suas meditações, tornam-se presa de maya. O ponto wil1, no entanto, ser considerado ainda mais ao comparar bhakti Radical com Nathismo.

O tom moral é bastante forte em hinos de Kabir. "Kabir baralho-te com vestes de amor. Amá-los é dada a honra de corpo e alma falar a verdade." "O rubi de bondade é maior do que todas as minas de rubis thc, toda a riqueza de três mundos reside na bondade de coração. Thc Quando a riqueza de contentamento se ganha, toda a riqueza outro é como o pó." "Onde há misericórdia, não há força, onde há forgivenesss Ele existe." "O homem que é amável e justiça práticas, que permanece passivo no aftairs do mundo, que considera as criaturas do mundo como a si próprio, ele alcança o Ser imortal, o verdadeiro Deus está sempre com ele Kabir sugere o culto interior e. lembrança de Deus. Para ele, a verdadeira adoração é apenas para dentro. Ponha o rosário para dentro. Contando contas, o mundo estará cheio de luz. Ele sugere claramente atos de discriminação moral betwecn bons e ruins. O que pode fazer a estrada indefesa, quando o viajante não anda compreensivamente. "O que se pode fazer, se, com a lâmpada na mão, cai no poço." "Ou se perde com os olhos abertos. Discernir-vos agora entre o bem eo mal ".

Não é de estranhar que a sátira Kabir foi exercida não apenas sobre os vícios e as fraquezas dos homens, mas chegou através e além-los para o sistema muito próprios. Ele era a autoridade dos Vedas e Alcorão que mais então a autoridade do brâmane ou Qazi que Kabir atacado. Rebelou-se contra a pretensão de resolver por meio de livros ou por meio de autoridade, o mistério da condição humana eo problema da libertação (Moksha). Ele passou seus últimos 40 dias vivendo em um lugar onde acreditava-se que se você morrer você vai nascer como um asno na próxima vida.

Kabir é um firme defensor da ahimsa. Sua doutrina se estende até mesmo à não destruição de flores. "A vida dos vivos você golpeia mortos e você diz que seu abate torna dedicados. É sangue assombrando você e aqueles que lhe ensinaram." "Eles rápido durante todo o dia e à noite abate que a vaca, aqui homicídio, não há devoção, como isso pode agradar a Deus Kazi O ', por cuja ordem Acaso tu usar a tua faca?". "Quando você declara o sacrifício de um animal em sua religião, o que mais é pecado. Se você considera-se um santo, a quem você vai chamar um açougueiro?" "A cabra come grama e é pele, o que acontecerá com aqueles que comem (de cabra), carne?" Não mate jiva pobres, o assassinato não será perdoado, mesmo se você ouvir um milhão de Puranas. Entre os mandamentos fifty previstas para os seguidores de Kabir, o vegetarianismo é um deles. Para Kabir, a vida moral envolve a adesão a ahimsa.

Em comum com todos monástica, ascética seitas ou de outro, Kabir não pensa bem das mulheres. Ihere é quase um discurso inflamado contra eles nos hinos de Kabir. Mulher é caracterizada como "uma cobra preta", pit thc do inferno e do lixo do mundo. " Ela é considerada um obstáculo no caminho do progresso espiritual do homem thc. Ele falou, "mulher estraga tudo quando ela chega perto de um homem;. Salvação Devoção e conhecimento divino não mais entrar em sua alma" Seus pontos de vista, sobre a mulher também são evidentes a partir de todos os seus ataques veementes contra a maya. Quase todos os lugares ele liga maya com uma mulher que está fora de seduzir e prender o homem, e destruir o seu lifc espiritual. Tais pontos de vista sobre a mulher de um arco de pessoa casada, de fato, bastante incomum. Os pontos de vista cosmológico de Kabir dar uma pista clara a sua visão de mundo. Ele encontra Niranjana ser o criador do mundo; maya ou mulher. E essa mulher está entre o homem e deus. Ela está lá para seduzi-lo para longe dEle.

Kabir composto não tratado sistemático, em vez seu trabalho consiste em muitos curtos poemas didáticos, muitas vezes expressa em linguagem vigorosa concisa na forma de Padas, Dohas e Ramainis (formas de poesia em línguas indianas). Além de seu trabalho registrado em 1604 AD no Guru Granth Sahib Guru Arjan Dev por, V Nanak, e preservado inviolável já que, existem outras duas coleções - Kabir Granthavali e Bijak. Em seus poemas, ele foi rápido em dizer as ilustrações da verdade moral e espiritual nos incidentes da vida cotidiana, e muitos de seus símiles e metáforas são muito marcantes.

O Gurbani famosa por Bhagat Kabir ji de Guru Granth Sahib é Gagan Damama Baajooh pariho nishaan-e-ghao, khet jo maandyo surma aab jujhan ka tao, Sura tão pahchaniye jo lare deen ke het, purja purja kate marhe kabho nd chhade khet

Nenhum comentário: