domingo, 18 de abril de 2010

Feliz Gurupurab a todos !




As festas são comemoradas como sikh Gurupurabs. Todas as manhãs, durante três semanas antes de qualquer Gurupurab, há procissões pelas ruas de uma cidade chamada Prabhat Pheris, essas procissões de manhã cedo têm Sikhs percorrendo localidades cantando hinos. Eles vão marchando na procissão, são oferecidos doces e chá pelos fiéis. O dia Gurupurab sinaliza o fim do Pheris Prabhat.

Tem início três dias antes do dia santo, o livro sagrado sikh - o Guru Granth Sahib - é lido continuamente, do começo ao fim, sem pausa, no gurudwaras. Isto é conhecido como o caminho Akhand. A leitura termina no dia do festival.

No dia do festival, o Granth Sahib é decorado com flores e levados em procissão, acompanhada pela música religiosa.

É servido um almoço especial, para quem tem fome, é organizado em gurudwaras, e servido em Langar (cozinha comunitária). A comida é servida com um espírito de seva (serviço) e bhakti (devoção). A tarde e a noite, os programas especiais são organizados na gurudwara. Mais tarde na noite, as casas e gurudwaras são iluminadas, e incrementam à sensação festiva.

O aniversário Guru Nanak cai no mês de Indian Kartik (outubro / novembro). Sikhs acreditam que Guru Nanak trouxe a iluminação para o mundo. Assim, o festival também é chamado Prakash Utsav, ou o festival da luz.

O décimo guru, Gobind Singh, nasceu em 2 de dezembro de 1666. O dia do martírio do quinto Guru , Arjan Dev, cai em Maio / Junho, enquanto que do nono guru , Tegh Bahadur, é em novembro. Os outros seis dias de gurupurab estão ligados ao aniversário de Guru Angad Dev (31 de março) Guru Ram Das (29 de setembro), Guru Har Gobind (19 de junho) Guru Har Rai (16 de janeiro) e Guru Har Kishan (7 de julho).

Feliz Gurupurab !!!!

2 comentários:

Linguista disse...

Guru Granth Sahib é o livro sagrado do Sikhismo.



Eu queria estudar teria como eu adquirir o livro?

Raja Singh disse...

Você poderá encontrar o Guru Granth Sahib em Espanhol com o nosso irmão de Uruguai www.sikhdharmabhaibandi.blogspot.com

Ou em Inglês no Site: www.singhbrothers.com