sexta-feira, 28 de maio de 2010

Os Ritos de passagem dos Sikhs


Bebê recebendo nome em um Gurdwara






Quais são os ritos de passagem Sikh?

No momento do nascimento - Quando um bebé nasce uma oração especial é lido e uma gota de Amrit (água santa) é colocado na língua do bebê. Em uma cerimônia no Gurdwara, o nome do bebê escolhido pela abertura do Guru Granth Sahib ao acaso: o nome deve começar com a primeira letra da primeira palavra do Hukamnama no lado esquerdo da página. Singh ("Leão"), um lembrete para ser corajoso, é acrescentado aos nomes dos meninos, enquanto Kaur ("Princesa"), de salientar a dignidade, é acrescentado aos nomes das meninas.

Quando uma pessoa tem entre 14 e 16, uma cerimônia de iniciação chamado Bandi Dastaar (uso do turbante primeiro) lugar. Jovens sikhs são autorizados a participar do Khalsa. Khalsa Sikhs observar os cinco Ks. Uma solução especial de açúcar e água, conhecidas como Amrit, é preparado em uma tigela de ferro, enquanto os cinco Banis (orações especiais) são recitados por cinco Sikhs na presença do guru Granth Sahib. Durante a cerimônia o Amrit é abençoado e aspergido sobre o cabelo e os olhos, a oração é dito e é comido uma refeição juntos.

5 comentários:

Marina disse...

Adorei conhecer a cultura Sikh. Parabéns pelo blog! :)

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog!
Simples, sucinto, objetivo e esclarecedor...

Excelente!!!

Unknown disse...

Eu admiro muito as religiões da india deveria existir no mundo todo só assim as pessoas teria mais respeito pelas povo não tenho religião mas admiro muito o respeito que os indianos tem pelas mulheres aqueles que segue esta religião...

Jefferson disse...

Ao ler sobre o Sikhismo, não pude deixar de notar a semelhança com o Hinduismo, bramanismoe Vedismo, onde há uma certa consolidação de status social da sociedade que o segue, pois dá ênfase a posiçoes como Principes e Princesas e exclui a participação de povos considerados impuros, como citado no texto anterior, por que isto.

Buscador disse...

Gostaria de saber onde posso encontrar algum Gurdwara aqui no Brasil? Gostaria muito de conversar pessoalmente com um Sikh, possui um telefone um endereço de algum Gurdwara? obrigado!