terça-feira, 7 de junho de 2011

Guru Hargobind - Sexto Guru Sikh




Guru Har Gobind ji (sábado, 5 de julho de 1595 - terça-feira 19 de marco de 1644) foi o sexto dos Dez Gurus do Sikhismo. Ele se tornou guru em 11 de junho de 1606 seguindo os passos de seu pai, Guru Arjan Dev ji. Embora os ritos cerimoniais eram realizados por Baba Buda ji, ji Guru Hargobind perguntou Baba Buda para enfeitar-lhe com uma espada em vez da Seli de Nanak que tinha sido utilizado anteriormente pelo Gurus anterior.
Guru Hargobind em seguida, colocar não uma, mas duas espadas, um à sua esquerda e outro à direita. Ele declarou que as duas espadas significava "Miri" e "Piri", "poder temporal" e "Poder Espiritual", um que feri o opressor e os outro que iria proteger os inocentes. Ele disse aos seus seguidores: "A espiritualidade do guru casa e poderes mundanos devem ser combinados". "Meu rosário é a espada da cintura e no meu turbante vou usar um Kalgi" (um ornamento para o turbante, que era então usado por Mughals e governantes hindus).

Guru Hargobind realizava a mesma luz de Guru Nanak, mas acrescentou-lhe o brilho da espada. Guru Sahib Hargobind ji também foi o inventor da Taus (Instrumento de fricção tipo violino mas com corpo de pavão). Guru ji viu um pavão cantar um dia, e quis fazer um instrumento para imitar o mesmo som que o pavão, assim surgiu o Taus.

Armas e formação marciais

Durante seu cativeiro, quando o santo e pacífico Guru Arjan estava sob as mais severas torturas, ele concentrou-se e contou com a orientação de Deus para salvar a nascente Sikh Sangat da aniquilação. A única solução foi revelada a ele para guardá-lo através do uso de armas. Ele ponderou sobre o problema de novo e finalmente concluiu que a militarização do Sikhismo havia se tornado uma necessidade. Daí ele mandou um discípulo Sikh para seu filho, aos onze anos Har Gobind, nomeando-o como o Guru dos Sikhs (seus devotos), dando-lhe liminar último Guru Arjan disse; "Deixe-o sentar-se totalmente armado em seu trono e manter um exército para o melhor de sua capacidade ".
Guru Hargobind ji superou em matéria de estado e seu Darbar (Tribunal) foi anotado para o seu esplendor. O armamento e treinamento de alguns de seus seguidores devotados começou, o Guru veio a possuir setecentos cavalos e seus Risaldari (Exército) cresceu para trezentos e sessenta cavaleiros e arqueiros habilidosos no devido tempo. Adicionalmente quinhentos homens da 'zona de Majha de Punjab foram recrutados como infantaria. Guru Har Gobind construiu uma fortaleza em Amritsar chamado 'Lohgarh (Fortaleza de aço). Ele tinha sua própria bandeira e tambor de guerra que era tocado duas vezes por dia. Aqueles que tinham trabalhado no sentido de Guru Arjan destruído agora voltaram suas atenções e esforços para Jahangir convincentes de que o forte, o Akal Takhat e o Risaldari em crescimento foram todos destinados a permitir Guru ji Hargobind de um dia vingar a morte injusta de seu pai.

Akal Takht

Guru Hargobind construiu o Akal Takht (o trono de Deus) na frente do Harmandir em 1606. Lá, ele sentou-se numa plataforma elevada de doze pés, vestido com roupas principescas. O Harmandir Sahib foi a sede de sua autoridade espiritual e Akal Takht foi a sede de sua autoridade (do mundo) temporal. Isso marcou o começo da militarização Sikh. Para os símbolos de santidade foram adicionadas marcas de soberania, incluindo um sombreiro e os Kalgi (Leque de Abano). Guru Har Gobind administravam a justiça como um rei e concedeu honras a condenados a punição.
Assim O Akal Takht surgiu a primeira vez na história dos Sikhs. De acordo com um historiador: "A disposição genial do apóstolo as artes marciais o levou a se alegrar na companhia de um acampamento, nos perigos da guerra, e na *excitação da caça".

*Originalmente os Sikhs não são vegetarianos.

Estado dentro do Estado

Os Sikhs formaram uma identidade separada e independente, que não tinha nada a ver com as agências do governo da época. Assim, a entidade Sikh passou a ocupar uma espécie de Estado independente dentro do Império Mughal. Criando dessa forma um forte rivalidade entre o Imperador Muçulmano e o recém criado Estado Sikh.

Oração Congregacional

Guru Har Gobind estabeleceu as orações da Congregação e adicionar o fervor religioso entre sikhs, mas também reforçar a sua unidade e fraternidade. Mohsin Fani, autor de 'Dabistan', afirma que quando um sikh desejou um favor ou dom de Deus, viria a montagem de sikhs e pedir-lhes para orar por ele, mesmo o guru sikh pediu à congregação para orar por ele.

Pessoas Hostis ao Jovem Guru


Havia muitas pessoas que eram hostis ao Guru Hargobind quando ele assumiu a liderança do Sikhs. Seu tio, Priti Mal, que era irmão de Guru Arjan continuou suas intrigas contra o Guru Har Gobind. Prithi Mal tentou matar Guru Har Gobind, quando o guru era uma criança, por colocar uma cobra venenosa em cima dele. Prithi Mal continuou a queixar-se contra ele ao imperador Jehangir.
Chandu Shah, que tinha sido tudo em reclamar contra Guru Arjan Dev ji a Jehanjir transferiu a sua hostilidade em direção Guru Har Gobind.
Shaikh Ahmad Sirhandi também era hostil à Gurus Sikh e teria incitado o Imperador.
Jehangir temia que Guru Har Gobind poderia vingar a prisão de seu pai, tortura e morte.

As atividades religiosas

Guru Har Gobind não negligenciou o trabalho de pregação e divulgação da religião Sikh. Ele enviou seu sSikhs para longe a lugares como Bengala e Bihar para pregar Sikhismo. Guru Har Gobind permitiu aos Udasis a pregar Sikhismo, mas não admiti-los ao sikhismo. Bhai Gurdas menciona em seu var dois nomes de Nawal e Nihala, dois khatris Sabharwal, que estabeleceu seus negocios em Bihar. Um monte de gente local aprovou o Sikhismo sob sua influência. Em sua vida privada Guru Har Gobind nunca abandonou o verdadeiro caráter de Guru Nanak, cujo sucessor foi e cujo ensinamentos que ele tinha de se difundir no mundo.

Nenhum comentário: