domingo, 4 de abril de 2010

Baisakhi, de 13 a 15 de Abril de 2010



O Baisakhi é um antigo festival que marca o inicio do novo ano solar, o início de novas colheitas e celebra a fundação do Khalsa pelo Guru Gobind Singh ji

Celebra-se segundo o calendário solar indiano, no primeiro dia do mês Vaisakh, que corresponde ao dia 13 de Abril (todos os anos) ou 14 de Abril (a cada 36 anos).

As festividades duram 3 dias e ocorrem em alguns locais sagrados para os Sikhs, entre eles, Harmandir Sahib ( Templo Dourado ) e Anand Pur Sahib .
Nas atividades dessa festa ocorrem demonstrações de lutas com espadas, corridas com cavalos simulando as batalhas travadas entre Sikhs e Muçulmanos na época do Guru Gobind Singh, décimo e ultimo Guru humano ou lider religioso da fé Sikh.


Os sikhs acordam cedo, se banham e vão para as Gurdwaras (templos sikhs), como o Harmandir Sahib (O Templo Dourado).

Cantam-se e dançam-se muitas músicas tradicionais em procissões onde participam homens, mulheres e crianças. À frente vão os cinco amados ou Panj Piaras, que simbolizam a viagem que os cinco devotos fizeram até Anandpur para serem batizados pelo Guru Gobind Singh. Os Panj Piaras falam com os discípulos sobre os deveres de um sikh. Também fazem uma bebida com água e açucar, “amrit”, e oferecem cinco goles para as pessoas iniciadas.

A cerimônia acaba ao tradicional estilo Sikh com uma grande e farta refeição em comunidade.

Raja Singh

Nenhum comentário: