quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Guru Purab - Aniversário de Guru Nanak Dev ji



O aniversário de nascimento de Guru Nanak Dev - o primeiro Guru e fundador do Sikhismo, é célebrado com grande fervour no dia de lua cheia de Kartika. Guru Parab, também conhecido como Jyototsava é um dos festivais mais sagrados do Sikhs.
Em Nankana Sahib (o lugar de nascimento de Guru Nanak agora em Lahore, Pakistan), há um Gurudwara lindo, e um tanque sagrado ou sarovar. Em Guru Parab, realiza-se uma grande feiral e o festival e milhares de Sikhs congregam na Índia e no mundo onde existem comunidade Indianas. Guru Nanak Dev ji também é admirado e reconhecido por Hindus e Muçulmanos e muitos deles comemoram seu nascimento em seus lares, com muita comida, canticos e devoção.
O Sri Guru Granth Sahib, O Livro Sagrado Sikh, é continuamente lido e recitado nos Gurudwaras (Akhand Path) por toda parte do país, muitas luzes de velas e lamparinas e grandes procissões são o mais belo,os langars (refeitórios gratuitos) são organizados e a Prasad (comida santa) é distribuída. Pandals (bandeiras) são fixadas para cima em vários lugares e a Prasad é distribuída. As celebrações de Guru Purab no Templo Dourado em Amritsar, Punjab é impressionante.


Guru Purab
Também conhecido como ' o Guru Nanak Jayanti ', é o aniversário de nascimento de Guru Nanak que fundou a fé Sikh. Durante dois dias e noites que precedem o festival, o Sri Guru Granth Sahib (Livro Santo) é lido e no dia do festival, é levado em uma procissão principal. Guru Nanak Dev, o fundador da fé Sikh, nasceu no mês de Kartik entre Outubro e Novembro e o aniversário dele é conhecido em toda a India como Guru Nanak Jayanti. Ele nasceu em 15 de Novembro de 1469 D.C. em Tolevandi, uma pequena vila agricola próxima a Lahore, Pakistan.

Nenhum comentário: