sexta-feira, 1 de junho de 2007

Gurmukh










A Origem do Idioma Gurmukh

Por Raja Singh Khalsa

GurMukh significa literalmente Boca do Guru . Falar o Gurmukh é seguir os principios da quinta maior religião do mundo, O Sikhismo.

O Gurmukh é a linguagem usada na Escritura Sagrada dos Sikhis, o Guru Granth Sahib, que é uma composição feita a partir de compilações dos escritos dos dez Gurus e poemas religiosos de Hindus e Muçulmanos Sufis.

O Gurmukh surgiu através de Nanak, o primeiro Guru Sikh.

Esta nova lingua foi criada a partir de elementos do Sanscrito e o Persa, com a finalidade de unir as duas culturas, Hindu e Islamica, em conflito em meados do século 15.

Hindus e Muçulmanos se degladiavam em batalhas sem fim e o povo vivia oprimido pela hostilidade do Império Mughal, Persa-Arabe. Os Hindus eram obrigados a se converterem ao Islam ou eram mortos a espada, tendo suas cabeças cortadas, isso quando não cortavam as linguas deles se fossem pegos em oração falada.

Então esta nova Linguagem, O Gurmukh, mante-ve vivo através dos nove Gurus que sucederam O Guru Nanak, que criou uma tradição forte.

O Gurmukh ou Panjabe é falado por pessoas da religião Sikh e do Estado Indiano que possui o mesmo nome; Panjabe, terra dos cinco rios.

3 comentários:

Alessandra Efrem disse...

Oi, estou amando seu blog. Tenho filmes sobre sikhs, já assisti um desenho animado indiano sobre sikhismo, é muito interessante. Vou indicar seu blog no meu. Abraços!!!

Luciana disse...

Existe alguma ligação entre a religião Sikh e a organização Brahma Kumaris aqui no Brazil? Tenho conhecido um pouco dessa organização e acho alguns pensamentos bem parecidos ... e aqui no Brasil, existe algum templo Sikh ou algum local para se aprender e conhecer mais a respeito? Estou chegando ao fim das postagens, mas ainda queria aprender mais sobre essa religião tão bonita e verdadeira. Eu espero, que voce possa estar atualizando o blog de vez em quando. é bom poder acompanhar voce em sua maneira simples e direta de ensinar. Obrigada por sua atenção e paciencia, além da generosidade de transmitir oque vc aprendeu.

Raja Singh disse...

Olá Luci,

Na verdade não há ligação dos Sikhs com a Organização Religiosa Brahma Kuamris. Eles fazem algumas referencias ao Guru Nanak como um dos Santos Misticos que haviam recebido o ensinamento direto de Deus. Infelizmente não há templos Sikh no Brasil, Estou tentando a muitos anos mas é uma tarifa dificil pois a maioria dos homens não tem coragem de usar turbante e barba longa pois o sistema no Brasil e EUA exigem que para trabalhar em uma empresa o homem tem que ter a cara "Limpa"...