quinta-feira, 24 de maio de 2007

Gatka, Arte Marcial dos Sikhs









Origens e História:

Gatka é a arte marcial dos Sikhs, e está diretamente ligada à religião. É uma arte marcial que utiliza armas basicas, que foi dada aos Sikhs por Guru Hargobind Ji (o sexto Guru dos Sikhs) que foi treinado por Rajputs (os guerreiros hindus do norte da India) no 16º século, em gratidão por sua liberação da prisão pelo exército Sikh daquele tempo. Os Sikhs naquele momento se opunham ao Império Mughal que oprimiam Sikhs e Hindus em nome do Islam.

O Décimo Mestre dos Sikhs, Guru Gobind Singh Ji, era um artista marcial extremamente eficiente nesta modalidade.

Ele continuou encorajando que o Sikhs treine seriamente nas artes marciais, e em 1699 fundou o Khalsa, uma Ordem especial para a qual todo o Sikhs aspiraria depois disso a unir. O Khalsa estava sujeito ao exército rígido e a disciplina pessoal, e foi ordenado, que levassem com eles os 5 simbolos: o Kanga (um pente de madeira pequeno), Kachhehra (calças longas em vez de uma tanga), Kara (um bracelete de aço usado no pulso à direita), Kesh (cabelo de sem cortar) e Kirpan (espada curva). O Khalsa foi criado para treinar para lutar, e resistir à opressão de qualquer comunidade religiosa opositora vigorosamente, e que em especial fosse dado o treinamento a Sikhs e hindus. Todas as pessoas daquela época eram encorajadas a usarem o Kirpan, sejam homens, mulheres e até crianças, eram treinadas para resistir aos violentos ataques dos muçulmanos com o uso da arte Marcial Gatka.











Armas usadas em Gatka

As Espadas - Tulwar
Paus de bamboo, de um a tres metros de comprimento - Lathi
E as armas flexíveis, como chicotes e correntes.
Lanças - Barcha
Facas - Choori
Punhal - Peshkarj
E as espadas - Khanda


A Gatka foi usada com absoluto sucesso ao longo dos Séculos 16º e 17º em numerosas batalhas contra as forças do exécito Mughal. Após o termino do Império Mughal os Sikhs tiveram uma época de alivio, e a região do Punjab ( terra dos cinco rios ) passou a viver um tempo de tolerância entre Sikhs, Hindus e Muçulmanos.

A Gatka é, e sempre foi, o ensinamento do exercício espiritual no Sikhismo.

O Sikhismo exige de seus seguidores que honrem o Nome de Deus acima de qualquer coisa e defenda seu povo contra os opressores covardes . Inevitavelmente a Gatka está entrelaçada a alma de todos os Sikhs e do povo do Punjab.

Um comentário:

abdelrehman disse...

Sat Sri Akal veer ji,
Que ótimo teres postado sobre Gatka. Não podemos esquecer das principais armas usadas nessa "arte marcial":

As Espadas - Tulwar
Paus de bamboo, de um a tres metros de comprimento - Lathi
E as armas flexíveis, como chicotes e correntes.
Lanças - Barcha
Facas - Choori
Punhal - Peshkarj
E as espadas - Khanda.