sexta-feira, 1 de junho de 2007

Guru Nanak Dev Ji Maharaj










O Guru Nanak (14 de Abril de 1469 - 1538/1539) ou 15 de Novembro de acordo com o calendário Gregoriano, foi o fundador do Sikhismo e o primeiro dos dez gurus do Sikhismo. É habitualmente designado pelos sikhs como Guru Nanak Dev Ji (dev, "santidade", ji, "respeito").

Biografia

O Guru Nanak nasceu na aldeia de Rai Bhoi di Talvandi, hoje designada Nankana Sahib, no Punjab, região actualmente dividida entre o Paquistão e a Índia (Nanak nasceu na parte que se encontra hoje do lado paquistânes). O seu pai chamava-se Meha Kalu e e a sua mãe Tripta Devi, hindus que pertenciam à casta comerciante dos Khatri. Assim como aconteceu com outras figuras religiosas, as informações sobre a sua vida deram origem a lendas.

Assim, os Janamsakhi ou Relatos Relativos ao Nascimento, redigidos meio século depois da morte de Nanak, retratam-no como um jovem contemplativo, amante da oração.

De acordo com a tradição Sikh, o Guru Nanak desapareceu um dia num rio. Três dias depois, o Guru Nanak regressou, não cessando de repetir a frase "Não há hindus. Não há muçulmanos" (Puratan Janam-sakhi). Nanak abandonou a sua vida de homem casado com dois filhos e acompanho por um discípulo muçulmano e músico Mardana viajou até os quatro cantos da Índia, visitando locais de peregrianção hindu e muçulmana. Existe uma certa dificuldade em identificar estes locais, mas a tradição sikh inclui nela sítios como Bagdad e Meca.

Por volta de 1520 Nanak tinha terminado as suas viagens, regressando ao seu Punjab natal, fixando-se na aldeia de Kartarpur. Aqui Nanak tornou-se um guia espiritual, sendo o líder de uma pequena comunidade de discípulos. Alguns destes discípulos residiam também na aldeia; outros apenas passavam por ali para ouvir os ensinamentos.

O ano e o dia em que Nanak morreu são disputados entre 1538 e 1539. Antes de falecer Nanak nomeou Angad como seu sucessor.

Doutrina religiosa de Nanak

A doutrina religiosa de Nanak é frequentemente vista como um sincretismo entre o hinduísmo e o islão, mas esta visão, herdada sobretudo do século XIX, é hoje considerada incorrecta.

Nenhum comentário: