quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Costumes importantes de Sikh Kirtan




Costumes importantes de Sikh Kirtan

A tradição de kirtan desenvolvidas durante o período dos dez Gurus é a seguinte:
Hinos dos seguintes composições só são permitidos em kirtan: Adi Granth, Dasam Granth, vaars e kabits de Bhai Gurdas, poemas Bhai Nandlal é.
O kirtan grupo é geralmente sentado no lado direito do assento (palki) do Guru Granth Sahib. Sem assentos especiais ou almofadas são fornecidos para os cantores que em grandes conjuntos (diwan) o uso de uma plataforma ou estrado é permitido desde que seja menor do que o assento do Guru Granth Sahib.
Pela manhã, kirtan de toda Asa-di-var (24 cantos, salokas e pauris) está concluída. O canto da Asa-di-var não deve ser interrompido por katha (exposição de um hino de leitura aleatória a partir da Escritura) ou palestra.
Composições adequadas de Gurbani são cantadas em determinadas funções. Por exemplo, no momento da Anand Karaj (Wedding Sikh) Lavan, Anand e adequado shabads ar cantado. No funeral de um Sikh, shabads adequadas relativas à morte são cantadas. Kirtan Sohila é recitado antes de cremar o corpo morto.
Cada hino deve ser cantado no raga indicado. No entanto, o músico não se deve esquecer o ethos apropriado humor e espírito (rasa) do hino.
Vars deve ser cantado como indicado na Escritura. Por exemplo Gauri var deve ser cantado em Gauri raga, Ramkali var em raga Ramkali, com Dhuni apropriada, se indicado.
Demonstração de habilidade musical e excesso de alap (improvisação livre) e tan não são permitidas como eles tendem a tornar as mentes dos cantores e ouvintes mercurial e instável.
Pronúncia e entonação corretas de Gurbani é essencial para que o público possa compreender o texto eo significado do hino. O cantor não é suposto apresentar todas as palavras de seu / sua própria ou fazer interpolações na Gurbani [1]. O uso de palavras extras, como ha, ji, WahWah, piyara, etc, é contra o espírito do Gurmat.
A raga-técnica e os sons dos instrumentos são subordinadas ao canto do hino. O que é trazido de forma proeminente pelo músico é o Gurbani e sua rasa, e não a experiência musical. Cotações de paralelas (parmans) para ilustrar o tema são permitidas durante o kirtan.
Qualquer hino que foi iniciada deve ser concluída. Falta de tempo não é motivo para parar o canto de um hino.
Kirtan não é permitido durante Akhand Path (leitura contínua das Escrituras).
Os ouvintes não deve fazer ofertas (doações) para os músicos, enquanto o kirtan está em andamento. Ofertas podem ser feitas no final do kirtan. A melhor maneira é seguido por um congregações Sufi, onde os ouvintes fazem as ofertas para o presidente da função ou o organizador que as mãos sobre as coleções para o líder do grupo musical-na conclusão da função. Não nachinim deveria interromper a sua kirtan para reconhecer uma doação ou oferta, nem deve mencionar o nome do doador. Ele deve fazer um reconhecimento coletivo das ofertas no final do kirtan. Este procedimento está de acordo com a Resolução n º 5 datado 02 de janeiro de 1976 do Kirtan Sub-Comité das Gurdwara Shromani Parbandhak Comitê, Amritsar. Em qualquer caso, a interrupção do kirtan para elogiar um doador ou do escritório do porta-Gurdwara ou um ilustre visitante pelo nome é absolutamente proibido, pois é contra Gurmat (instruções do Guru).

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