terça-feira, 23 de abril de 2013

Baba Sri Chand - Filho mais velho de Guru Nanak





Baba Sri Chand filho mais velho de Guru Nanak pregava a seus discípulos.


SRI CHAND, BABA (1494-1629), o filho mais velho de Guru Nanak, fundador da seita ascética de Udasis, nasceu a Mata Sulakkhani em Bhadoh sudi9 de 1551 Birami / 08 de setembro de 1494 em Sultanpur Lodhi, agora no distrito de Kapurthala o Punjab. Depois de Guru Nanak saiu de casa em suas viagens para lugares distantes, a mãe de Sri Chand levou ele e seu irmão mais novo, Lakhmi Das, para a casa dos seus pais em Pakkhoke Randhave na margem esquerda do rio Ravi. Sri Chand desde o início amava a solidão e, como ele cresceu, desenvolveu indiferença aos assuntos mundanos. Na tenra idade de onze anos, ele partiu para a Caxemira, onde estudou textos sânscritos sob Pandit Purushottam Kaul e yoga mais tarde estudou e praticou sob Avinasha Muni. Quando Guru Nanak, depois de suas viagens, tinha-se estabelecido em Kartarpur na margem direita do Ravi e não muito longe Pakkhoke, Sri Chand reuniu a família. No entanto, ele manteve sua preferência para a vida de um asceta.



Guru Nanak ter escolhido um de seus discípulos como seu sucessor espiritual, faleceu no Kartarpur em 7 de setembro de 1539 e um monumento foi erguido sobre o local onde suas cinzas foram enterradas. Como o monumento foi lavado pelas enchentes no rio, Sri Chand tinha a urna contendo as cinzas recuperadas, enterrado em algum curta distância para o bem de Ajitta Randhava, um devoto do falecido Guru, e construiu uma cabana de barro por cima. O local passou a ser reverenciado como Dehra ou Samadh (mausoléu) de Guru Nanak em torno do qual cresceu a atual cidade de Dera Baba Nanak. Baba Sri Chand permaneceu na Pakkhoke Randhave por algum tempo. Ele reuniu em torno dele um grupo de seus próprios discípulos que, como ele evitava a vida do dono da casa e praticou austeridades. Com os seus discípulos, ele viajou por todo o comprimento e largura da Índia, rubricando mais convertidos ao seu Udasin ou Udasi (literalmente indiferente, estóico) seita que funcionava como pregadores itinerantes e centros missionários estabelecidos em diferentes lugares do país e além. Através deles, a palavra de Guru Nanak também foi levado para cantos distantes da terra. Próprio centro principal de Baba Sri Chand era ti Barath, 8 km ao sudoeste de Pathankot no distrito de Gurdaspur do Punjab.




Baba Sri Chand também manteve contato com Gurus sucessivas durante a sua longa vida de mais de um século. Os Gurus mantinha em alta estima, em vista da sua santa descida, velhice e piedade. Em 1626, quando a mando do Guru Hargobind, seu filho mais velho, Baba Gurditta, começou a fundar a cidade de Kiratpur nas colinas Sivalik inferiores, ele tinha o chão quebrado por Baba Sri Chand. De acordo com o Bhatt Vahis, Baba Sri Chand morreu Kiratpur em Magh Sudi 1,1685 bik / 13 janeiro de 1629. Antes que ele tinha, com a aprovação do Guru Hargobind, nomeado Baba Gurditta para sucedê-lo como chefe da seita Udasi.

Artigo com cortesia de Harbans Singh da "enciclopédia do Sikhismo.


Baba Sri Chand amplia seu braço para trazer sobre a terra o seu sobrinho, filho de seu irmão Baba Lakhmi Das que com sua esposa e filho estavam voando para dar a sua conta de animais de caça. Baba Lakhmi Das era um caçador e foi dito por Baba Sri Chand que um dia ele vai ter que pagar para matar animais. Para este Baba Lakhmi Das respondeu que ele vai deixar este mundo imediatamente e enfrentar as consequências. No caminho de Baba Sri Chand tem seu filho voltar como ele não tinha nada a ver com isso e Baba ji queria árvore genealógica de Guru Nanak a prosperar através deste menino.



Baba Sri Chand Ji acreditava que Sri Guru Nanak Dev Ji era a luz divina do Todo-Poderoso e em louvor de
a glória eterna do
Sri Guru Nanak Sahib expressou esta Aarta

Aarta Keejai Nanak Shah Patshah Ka
Har Har Deen Dunia Ke Shehan Shah Ka
Aarta Keejai ...

Char Kunt Jaki Dharamshala
Sangat Gawey Shabad Rasala
Aarta Keejai ...

Kot Devi Jaki Jot Jagaway
Kot Tetees Jaki Ustat Gawey
Aarta Keejai ...

Chhinwey Kror Jakey Charan Pakhaley
Chand Surai Jaki Jot Ujaley
Bhaar Athharah Jaki Pohap Ki Mala
Param Jot SATGUR Deen Dyala
Aarta Keejai ...

Pawan Rai Jako Chawar Jhulawey
Rikhi Muni Jako Dhian Legawey
Aarta Keejai ...

Panj Parwan Hai SATGUR pura
Bajey Shabad Anahad Toora
Aarta Keejai ...

Ghanta Bajey Dhun Onkara
Adhar Akhand Jako Jhilmil Tara
Aarta Keejai ...

Srichand Bakhaney SATGUR Nanak Poota
Agam, Agad, Adol, Awdhuta
Aarta Keejai ...

Jo Jan Nanak Shah Ka Aarta Gawey
Basey Baikunth Param Gat Pawey
Aarta Keejai ...

Saran Parey Ki Rakh Dyala
Nanak Tumrey Bal Gopala
Aarta Keejai ...

Nenhum comentário: