quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Gurupurab - Feliz Gurupurab a todos !!!





Hoje os Sikhs e simpatizantes de todo o mundo comemoram o Nascimento de Guru Nanak

Os festivais são celebrados como Sikh Gurpurabs, que significa "Dia do Guru Remembrance". Gurpurabs são comemorados para marcar o aniversário de nascimento ou o martírio de qualquer um dos gurus Sikh. Cada um dos Gurus é lembrado com imenso orgulho, honra e homenagem. Quase todos os Purabs Guru têm mesmo tipo de celebrações e tradições com as diferenças nos hinos e história de uma ocasião especial. Procissões de manhã cedo são comuns entre todos os Purabs Guru, onde as pessoas cantam hinos e marcha através das localidades. Os espectadores oferecer doces e chá para as pessoas na procissão. Com este artigo, trazemos-lhe as datas das diferentes Gurpurabs celebrado e comemorado em todo o ano. Leia mais em conhecer o calendário Sikh Gurpurab.

Gurpurab 2012
O aniversário de nascimento do primeiro sikh guru, Guru Nanak Dev Ji, é celebrada no dia da lua cheia do mês de Kartik conforme o calendário lunar indiana. Guru Nanak Dev também é conhecido como o fundador da religião Sikh. No ano de 2012, este dia cai em 28 de novembro. Guru Nanak Jayanti é comemorado em três dias que incluem Path Akhand, procissões grandes, cantando hinos, exibindo esgrima e servir comida no Langar.
O segundo foi Guru Sikh guru Angad Dev Ji. O aniversário de nascimento de Guru Angad Dev é comemorado no dia 18 de abril, marcando assim o Gurpurab seguinte.
A próxima Gurpurab cai no dia 23 de Maio, que é o aniversário do terceiro sikh guru, Guru Amar Das Ji.
09 de outubro é o aniversário de nascimento do quarto sikh guru, Guru Ram Das Ji.
O guru quinta, aniversário Guru Arjan Dev Ji é comemorado em 02 de maio. Guru Arjan Dev foi torturado até a morte sob as ordens do imperador Mughal, Jahangir para abençoar seu filho rebelde, o príncipe Khusrau Mirza. O martírio do Guru Arjan Dev cai em 16 de junho.
05 de julho marca o aniversário de nascimento do guru sexta do Sikhismo, Guru Har Gobind.
O aniversário de nascimento do guru sikh sétimo, Guru Har Rai Ji, é comemorado em 31 de janeiro.
O guru oitavo dos Sikhs, Guru Har Krishan foi uma criança de 5 anos, quando ele se tornou um guru. Ele nasceu em 23 de julho de 1656 e morreu em 30 de março de 1664 com a idade de oito.
Guru Tegh Bahadur se tornou o guru do Sikhismo 9. Seu aniversário de nascimento é comemorado em 18 de abril, que coincide com Guru Angad Dev Ji. Ele foi preso e executado sob as ordens de Aurangzeb em sua recusa a aceitar o Islã. Seu martírio é observado em 24 de novembro.
Guru Gobind Singh foi o décimo guru do sikhismo. Seu aniversário é comemorado em 05 de janeiro como Guru Gobind Singh Jayanti. Ele foi o último guru sikh humanos e declarado o Guru Granth Sahib, o livro sagrado dos Sikhs, como o Guru Sikh próxima permanente.

Nenhum comentário: