segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Oração mais importante no Sikhismo - Ardas



Ik Oankaar
Siri Vaaheguroo jee kee Fateh.
Siri Bhaugautee jee Sahaaee.
Vaar Siri Baughautee jee kee. Paatshaahee Dasvee.


Pritham Bhaugautee Simar Kai, Gur Nanak Lai Dhiaai. Fir, Angad
Gur, Tai Amar Daas, Raam Daasai Hoai Sahai. Arjan, Har-Gobind noy
Simareeai, Siri Har-Rai. Siri Har-Krishan Dhiaaeeai, Jis Dithai, Sabh
Dukh Jai. Teg-Bahadur Simareeai, Ghar Nau Nidh Aavai Dhai, Sab
Thaai Hoi Sahaai. Dasvai Paatshah, Sahib Siri Guru Gobind Singh Jee,
Sab Thaai Hoi Sahaai. Dasaa Paatshaaheea Dee Joat, Sahib Siri Guru
Granth Sahib Jee Dai Paath da Dhiaan Dhar kai, Khalsa Jee Sahib,
Bolo Jee…. Vaahegurooo!


Panjaa Piaaria, Chauhaa Sahib Zaadiaa, Chaaleea Muktia - Hathia,
Japeea, Tapeea - Naam Japia, Vand kai Shakia, Daig Chalay, Taig
Vahaai, Daikh kai Andith Keetaa - Tinaa Piaariaa, Sachiaariaa, dee
Kamaaee da Dhiaan Dhar kai, Khalsa Jee Sahib, Bolo Jee….
Vaahegurooo!

Jinaa Singhaa Singhneeaa nai Dharam Haith Sees Ditai, Bandh Bandh
Katai, Khopreeaa Lahaeeaa, Charkhareeaa Tai Charhai, Tan Aareeaa
Naal Charay Gai, Gurdwaraiaa dee Saiva Layee Kurbaneeaa Kiteeaa,
Dharam Nayhee Haariaa, Sikhee Kaisaa-Suaasaa Naal Nibhaahee,
Tinaa dee Kamaaee daa Dhiaan Dhar kai, Khalsa Jee Sahib, Bolo Jee….
Vaahegurooo!

Panjaa Takhataa Atai Sarbat Gurdwaaraiaa daa Dhiaan Dhar kai,
Khalsa Jee Sahib, Bolo Jee…. Vaahegurooo!
Priythamai Sarbat Khalsa Jee kee Ardaas Hai Jee. Sarbat Khalsai Jee
Ko Vaaheguroo, Vaaheguroo, Vaaheguroo Naam Suaas-Suaas Chit
Aavai. Chit Aavan kaa Sadkaa Sarab Sukh Hovai. Jahaa Jahaa Khalsa
Jee Sahib, Tahaa Tahaa, Rashiaa Rayat - Daigh Taigh Fateh! Panth kee
Jeet! Siri Sahib Jee Sahaai! Khalsai Jee kai Boal Baalai! Bolo Jee….Vaahegurooo!

Sikhaa noo Sikhee Daan, Kais Daan, Rehat Daan, Bibaik Daan, Visaah
Daan, Bharosaa Daan, Danaa Sir Daan - Naam Daan! Siri Amritsar
Sahib Jee dai Darshan Ishnaan. Chaukeeaa, Chandai, Bungai - Jugo
Jug Atal. Dharam kaa Jaikaar! Bolo Jee ….Vaahegurooo!
Sikhaa daa Man Neeva, Mat Uchee, Mat Pat kaa Raakha Aap
Vaaheguroo. Hai Akaal Purakh - Aapnai Panth dai Sadaa Sahaaee
Dataar Jeeo! Siri Nankaana Sahib tai Hor Gurdwarai Gurdhama, Jinaa
Panth toa Vichorai Gai Hai, Khulai Darshan Deedar, Saivaa, Sambhaal
daa Daan, Khalsai Jee noo Bakhashnaa.
Hai Ni-maaniaa dai Maan, Ni-dhaania dai Dhaan, Ni-oatiaa dai Oat,
Sachai Pitaa V
Akhar Vaada Ghataa, Bhul Chuk Maaf Karna Jee. Sarbat dai Kaaraj
Raas Karnai Jee. Sayee Piaarai Mail, Jinaa Miliaa Tera Naam Chit
Aavai, Nanak Naam Charhdee Kalaa! Terai Bhaanai Sarbat daa
Bhalaa! [Bow down]
Bolaaaai So Nihaaaaaaal! Saaaaat Siri Akaaaal! [Bow down and Stand
again]
Vaaheguroo jee kaa Khaalsaa. Vaaheguroo jee kee Fateh.aaheguroo!




origens

A palavra "Ardas" é derivado de 'Arazdashat' palavra persa, significando um pedido, súplica, a oração, petição ou um endereço para uma autoridade superior.
Ardas é uma oração única, baseada no fato de que é um dos poucos conhecidos orações da religião Sikh que não foi escrito na íntegra pelos Gurus. O Ardas não pode ser encontrado nas páginas do Guru Granth Sahib, pois é um texto devocional constante mudança que tem evoluído ao longo do tempo para que ele a abranger os feitos, realizações e sentimentos de todas as gerações de sikhs dentro de suas linhas. Tomando a derivação vários dos Ardas palavra em conta, a finalidade básica desta oração é um apelo para Waheguru para sua proteção e cuidado, além de ser um fundamento para o bem-estar e prosperidade de toda a humanidade, e um meio para que o Sikhs Waheguru agradecer por tudo que Ele tem feito.
[editar] Significado

Ver artigo detalhado Chandi di Var
O Ardas é dito como uma reflexão sobre tudo que levou para o Divino para criar o Guru Shabad pura na terra e se lembrar de todos que o Sikh suportou para protegê-lo e garantir que ele foi parar nas mãos da futura geração. Ela abrange muitos Sikh e valores humanistas, tais como a paz ea compreensão, bem como a fé e perseverança.


Prática do Ardas



(Pujio) Bhai Sahib Singh Ji Norang fazendo Ardas
Ardaas / Quando sua alma está triste, oferecem suas orações para o Guru. Ardaas é uma solicitação de falar / informal por um indivíduo / congregação, com um objetivo específico, e com fé para o seu cumprimento ao Todo Poderoso por meio do Guru. Mas hoje em dia tornou-se uma formalidade em templos Sikh a ser feito por um Sahib Bhai da Sangat ou indivíduos. A eficácia da Ardaas depende do estado de espírito dos Ardaasya e Sangat. Se eles fazem isso do fundo do coração, reconhecendo plenamente a presença do Todo-Poderoso Guru, com plena convicção de que ele está sendo ouvido e será respondido, depois de tomar uma Hukam de Siri Guru Granth Sahib Ji. Preparação para Ardaas é para ser sério para Ardaas, e não devemos perder a informalidade. Deveríamos estar proferindo: thoo t (h) aakur thum pehi aradhaas | | Você é o nosso Senhor e Mestre, para Você, eu ofereço esta oração, lentamente, com significado, palavra por palavra em nossa mente e falar junto com o Sangat . Então, o homem que é realizar Ardaas novamente para a concentração de sua mente deve ter a ajuda de dísticos Gurbani como:
Thudhh aagai aradhaas hamaaree jeeo pi (n) dd sabh thaeraa | | Eu ofereço minha oração a Ti, meu corpo e alma são todos seus.
Dhue kar jorr karo aradhaas | | pressionar as palmas das mãos juntas, eu ofereço minha oração;
Thudhh bhaavai thaa aanehi SRAA | | se agrada a Ti, Senhor, por favor, me abençoe e me satisfazer.
Kar kirapaa apanee bhagathee laae | | Grant Vossa Misericórdia, Senhor, e abençoar-me com devoção.
Jan naanak prabh sadhaa dhhiaae | | 4 | | 2 | | Servo Nanak medita em Deus para sempre. | | 4 | | 2 | |
Aap shhodd baenathee karahu | | Renuncie seu egoísmo e da vaidade e oferecer suas orações.
Isto irá lançar qualquer falso ego da mente do Ardaasya e também o público. Então comece com o Ardaas com cada palavra claro para todos os Sangat para fazer uma oração conjunta, envolvendo todos os presentes com toda a seriedade possível.
O Ardas normalmente é dito enquanto estava com as mãos postas antes e depois de executar qualquer tarefa relevante. Ela começa com "pritham bhagautee Simar kai, Gur Nanak laee Dhiaa-e phir Angad gur tay Amardaas, Raamdaasai hoee sahaee" e termina com "Naanak naam charhdee kalaa, tayray bhaanay Sarbaht dah Phahla". É mais do que apenas uma oração, é um novo conceito de terapia para a elevação do espírito humano, a mente eo corpo. Seguem-se as principais características e benefícios de dizer a Ardas.
É uma petição a Deus, o criador misericordioso do universo
Ela reduz os ego e traz tranqüilidade para o estado mental
Ensina um Nimrata, Daya e Chardikala
Um é lembrado de o nível de dedicação necessária para se tornar um melhor ser humano
Dá uma força interior e energia
Ligações a mente com os puros da história humana
Eleva os estado espiritual; constrói a confiança os
Traz um senso de "comunidade" para a pessoa.
Em um ambiente congregacional, o Ardas é recitado por um membro da assembléia com todos de pé com reverência, mãos cruzadas, de frente para o Guru Granth Sahib. Periodicamente, durante a recitação, o conjunto como um todo repete a Waheguru palavra a fim de apoiar a idéia de que Deus, o "Guru Maravilhoso", é o Ser Supremo, capaz de tudo. Na conclusão do Ardas, os arcos congregação para baixo como um e coloca suas testas no chão para simbolizar o fato de que eles vão tão baixo quanto necessário para apoiar Waheguru e tudo o que Ele significa, em essência, eles estão colocando-se como o servos de Deus. Ao levantar-se, o Sangat (congregação) proclama "Waheguru Ji ka Khalsa, Waheguru Ji ki Fateh". Aproximadamente traduzido significa "o Khalsa pertence ao Senhor a quem [também] pertence a Vitória" (Singh, Inderjit). Imediatamente após proferir estas palavras, um membro da assembléia afirma a frase: "Então Nihal Bole", ou "aquele que pronuncia essas palavras devem ser cumpridos" (Singh, Inderjit). Em resposta a esta declaração, o Sangat todo coração grita, "Sat Sri Akal", que significa "True é o Senhor Timeless". O conteúdo das orações serve para unir o Sangat e mostrar o grau de fé presente em cada pessoa.
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