quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Musica Sikh




Musica Sikh (Shabad keertan) começou no século 16 como a expressão musical da poesia mística concebido pelo fundador do Sikhismo, Guru Nanak. Segui-lo, todos os gurus Sikh cantava no então prevalente estilos de música clássica e popular, acompanhados por instrumentos de cordas e percussão. O "Gurmat Sangeet" estilo foi aquele em que o texto foi de importância primordial ea música teve um apoio, ainda que o papel, importante. Os Gurus especificado o raag em que eles cantaram cada hino na sagrada escritura Sikh, o Guru Granth Sahib. Trinta e um raag foram usados. Variantes trinta e um raag foram nomeados. Cuidadosa pesquisa recente Inderjit N Kaur (Fundador Diretor, Sikh Música herança Institute) propôs que várias variantes raag outras foram colocadas sob os números ghar (veja abaixo). Variantes raag várias são exclusivas para a tradição da música Sikh. Enquanto a música Hindustani sofreu mudanças significativas no cenário de Mughal tribunais, e um fluxo separado de música Carnatic desenvolvida no sul da Índia, Sikh música manteve a sua forma original e estilos, uma tradição musical única que engloba uma variedade de formas melódicas e uma percussão bem desenvolvida do sistema.
No século 20 o estilo clássico foi em grande parte substituída por gêneros populares contemporâneos, muitas vezes baseada em música para cinema indiano. Dentro da tradição clássica restantes, o devocional Gurmat estilo Sangeet foi ultrapassado pelo estilo khayaal darbaari. O harmônio tomou o lugar de instrumentos de cordas e tabla substituiu o pakhaavaj e Jori.
Esforços significativos estão sendo feitas desde a década de 1970 para reviver a tradição musical rica Sikh iniciado e desenvolvido pelo Gurus Sikh. Vários termos usados para se referir a esta tradição incluem Shabad keertan parampara, Gurbani sangeet parampara e Gurmat sangeet

Nenhum comentário: