terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dieta no Sikhismo - Diferentes pontos de vista


Intelectuais sikh [7] acreditam que a questão da carne e vegetarianismo é abordado em uma única seção do Guru Granth Sahib:

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A escritura Sikh, Guru Granth Sahib, declara que o propósito dos seres humanos é alcançar um estado de felicidade e estar em harmonia com a terra e toda a criação de Deus. Parece, no entanto, que os seres humanos se afastaram desse ideal. Porque a terra está hoje saturada com problemas. É angustiante sobre o destino de seus habitantes eo seu futuro! Ela está em perigo como nunca antes.

Seus lagos e rios estão sendo sufocados, matando sua vida marinha, os recursos se esgotam a um ritmo alarmante, suas florestas e ambientes naturais estão sendo desnudados; uma névoa de fumaça envolve muitas cidades do mundo. Os seres humanos estão explorando outros seres humanos, outros seres vivos, os recursos da Terra e do planeta, o planeta está sendo poluído e despojado de estado natural que continuamente, há muitos sérios de saúde e as questões da doença em todo o mundo .....

Os Gurus Sikh mostrou ao mundo o modo de viver em harmonia com o meio ambiente e seu entorno; construções todas as Guru é aderido a este princípio de harmonia com o planeta. Viver uma vida com um pequeno impacto sobre o meio ambiente está consagrado na Sikhi; vida verde é parte integrante do Sikhismo. A maneira de viver em harmonia com outro ser é parte do caminho Sikh da vida. O artigo a seguir abordando a questão do vegetarianismo de um ângulo espiritual:
Primeira Mehl:
Os tolos discutem sobre carne e carne, mas eles não sabem nada sobre meditação e sabedoria espiritual.
O que é chamado de carne, eo que é chamado de vegetais verdes? O que leva ao pecado?
Era hábito dos deuses para matar o rinoceronte, e fazer uma festa do holocausto.
Aqueles que renunciam a carne, e mantenha seus narizes ao sentar-se perto dele, devoram os homens à noite.
Eles praticam a hipocrisia, e fazer um show antes de outras pessoas, mas eles não entendem nada sobre meditação ou sabedoria espiritual.
O Nanak, que pode ser dito para as pessoas cegas? Eles não podem responder, ou mesmo entender o que é dito.
Só eles são cegos, que agem cegamente. Eles não têm olhos em seus corações.
Eles são produzidos a partir do sangue de suas mães e pais, mas eles não comem peixe ou carne.

[8]

Sobre os pontos de vista que a vegetação de comer seria comer carne, primeiro Sikh Guru Nanak afirma:

AGGS, M 1, p 1290. [9]
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Primeira Mehl:
Punjabi: ਪਾਂਡੇ ਤੂ ਜਾਣੈ ਹੀ ਨਾਹੀ ਕਿਥਹੁ ਮਾਸੁ ਉਪੰਨਾ. ਤੋਇਅਹੁ ਅੰਨੁ ਕਮਾਦੁ ਕਪਾਹਾਂ ਤੋਇਅਹੁ ਤ੍ਰਿਭਵਣੁ ਗੰਨਾ.

O Pandit, você não sabe de onde se originam a carne! É água onde a vida se originou e que é a água que sustenta toda a vida. É água que produz grãos, algodão, cana e todas as formas de vida.

Sobre a vegetação, o Guru Granth Sahib descreveu como vivendo e experimentando a dor:

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Primeira Mehl:
Olhar, e ver como a cana de açúcar é cortada. Após o corte de distância de seus ramos, seus pés estão unidos em feixes,
e, em seguida, é colocado entre os rolos de madeira e esmagado.
Que punição é infligida sobre ele! Seu suco é extraído e colocado no caldeirão, como está aquecida, ela geme e grita.
E, em seguida, a cana esmagada é recolhido e queimado no fogo baixo.
Nanak: vêm, pessoas e ver como o doce de cana de açúcar é tratado!

Página 143 Sri Guru Granth Sahib Ji [10]

O primeiro Sikh Guru Nanak Dev--disse que era um argumento inútil debater os méritos de ambos não comer ou comer carne no contexto da religião, como manter uma dieta rigorosa não faz um abençoado ou elevar um a um status superior, espiritualmente ou não, em detrimento de outro. [11] Ser um membro de uma religião incorpora não apenas um de hábitos alimentares, mas todo o caminho em que eles governam seu estilo de vida. [12] Ele defendeu um estilo de vida consistindo de trabalho, honesto duro e humildade, foco e lembrança de Deus e da compaixão para toda a humanidade ea criação de Deus por toda parte, com esses três princípios fundamentais, tendo precedência muito maior sobre seus hábitos alimentares.

Referencias no Shri Guru Granth Sahib sobre o consumo de carne:

... e ainda assim ele não hesita em tirar a vida dos outros. ((3)) (SGGS P201)

Eles queimam os laços do mundo, e comer uma dieta simples de cereais e água. (SGGS P467)

O mundo come cadáveres, vivendo pela negligência e ganância. ((Pausa)) Como um duende, ou uma besta, eles matam e comem as carcaças proibido de carne. (SGGS p723)

Você mata seres vivos, e chamá-lo uma ação correta. Diga-me, irmão, o que você chamaria uma ação injusta? (SGGS p1103)

Ele mata o seu amor-próprio, e não matar mais ninguém. ((3)) (SGGS p1128)

Mesmo com apenas crostas de pão seco, e um piso rígido no qual a dormir, a minha vida passa em paz e prazer com o meu Amado, Ó irmãs. ((2) (3) (42)) (SGGS p1306)

Você diz que o Senhor Um está em tudo, então por que você matar galinhas? (SGGS p1350)

Você aproveitar uma criatura viva, e depois trazê-lo para casa e matar seu corpo, você tem só matou a argila (SGGS p1350).

Kabeer, vou permanecer no Sangat Saadh, a Companhia do Santo, mesmo se eu tiver apenas o pão grosseiro para comer. (SGGS p1369)

Kabeer, que oprimem os seres vivos e matá-los e chamá-la adequada. (SGGS p1375)

Kabeer, o jantar de feijão e arroz é excelente, se é temperado com sal. Quem poderia cortar sua garganta, para ter a carne com o pão? ((188)) (SGGS p1374)

Kabeer, aqueles mortais que consomem peixe, maconha e vinho - não importa o que
peregrinações, jejuns e rituais que seguem, todos eles vão para o inferno. ((233)) (SGGS p1377)

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