terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Os Sikhs e o Turbante


Os Homens Sikh usam um turbante que serve para cobrir o cabelo longo que nunca é cortado por respeito à criação de Deus. O turbante é o simbolo forte da identidade Sikh e um símbolo de um sistema de convicção religioso. Usando o turbante dá muita força interna e faz bem. Os Sikhs levam este presente do Guru em todos lugares onde vão.
Ao mesmo tempo, há muita responsabilidade que acompanha o turbante. As ações de um Sikh devem ser constantemente observadas e ter uma atitude reta e honesta. Quando um Sikh usa um turbante ele está representando O Guru e seus ensinamentos e a nação Sikh. Neste senso, o turbante serve para reforçar o compromisso de um Sikh com o Sikhismo e torna a pessoa mais disciplinada e virtuosa.

O turbante Sikh, em Punjabi, é conhecido como "Dastaar". é um artigo de fé e de uso obrigatório de seus fundadores. Os Sikhs usam turbantes como símbolo e a lembrança de seus principais valores; Disciplina, Honestidade, Integridade, Ética, Espiritualidade e Humildade.
Quando um homem Sikh usa um turbante, este deixa de ser apenas um pedaço de pano e torna-se parte de sua cabeça, pois ela é o templo sagrado da Alma. As mulheres também podem usar turbante que as ajuda a reforçar a fé e disciplina espiritual. A mulher que usa turbante torna-se forte como o aço de uma espada e sua mente direciona-se para a santidade, pureza e fé.

5 comentários:

Alessandra Efrem disse...

Oi, Raja, indiquei o seu blog para receber o título 'Olha que Blog Maneiro'. Passa lá no meu blog para ver as regras de como receber o título. Abraços!

Luciana disse...

Por favor,eu gostaria de entender oque acontece, quando uma pessoa Sikh não usa o Pagri. Hoje em dia, muitos jovens estão abolindo o uso do Pagri e cortando os cabelos para parecerem pessoas modernas. Mas qual é o efeito resultante disso? Esses jovens perdem o direito de serem considerados Sikh? Se voce puder me esclarecer ficarei agradecida. Atenciosamente.

Raja Singh disse...

Na verdade eles não perdem o direito de serem Sikhs mas estão perdendo suas identidades influencias pelo modo de vida norte americano, apreciado pelos jovens que desejam imigrar para outros países como Canadá e Estados Unidos. Eles cortam os cabelos e a barba, não usam mais turbante (Pagri) para não sofrerem preconceito e serem chamados de Osama Bin Laden ou de terroristas do Taliban... Aqui no Brasil fazem o mesmo com os nossos Indios, catequisando-os, invadindo suas terras, matando e pilhando tudo em nome do progresso. O mesmo acontece aos Indianos e ao resto do mundo.

Adriana Tanaka disse...

Estou lendo sobre a religião Sikh, gostei muito dos valores dela em geral. Uma coisa que me intrigou foi uso do turbante, mas agora já obtive a resposta. Porem agora me veio mais questionamentos: os Sikhs tapam toda a cabeça, até a orelha, não fica ruim para escutar? Eu vi umas fotos com homens usando turbantes enormes, tu acabou de falar que um Sikh não corta o cabelo, não chega uma hora que atrapalha?
Desculpas pelas perguntas um tanto ingenuas. Mas quando tenho duvudas eu pergunto mesmo.

Raja Singh disse...

Olá Adriana, o turbante e a barba são a identificação mais marcante para um homem sikh, já que as mulheres sikhs normalmente so cobrem a cabeça quando vão aos templos. com relação ao cabelo atrapalhar te digo que não é tanto, o que mais incomoda é o preconceito das pessoas no Brasil que não respeitam ninguém, seja muçulmano, judeu, umbandista e etc...eu cortei os cabelos e tb de meus filhos pois não suportamos a falta de respeito que ocorre nas ruas e nas escolas onde as crianças estudam. Enfim melhor não chamar muito a atenção. estou bem agora apesar deles perguntarem demais se sou judeu pois ainda cubro a cabeça com uma touca e tenho descendência no oriente médio...