terça-feira, 3 de abril de 2007

Os deveres de Todos os Sikhs











Os Panj Piare (5 queridos) realizando a
cerimônia do Amrit (Batismo da fé Sikh).


Ética e formas de culto dos Sikhs



O Sikhismo coloca ênfase em três deveres,
descritos como os Três Pilares do Sikhismo:

1.Manter Deus presente na mente em todos os momentos (Nam Japam);
2.Alcançar o sustento através da prática de trabalho honesto (Kirt Karni);
3.Partilhar os frutos do trabalho com aqueles que necessitam (Vand Chhakna).

Os Sikhs devem tentar vencer os cinco vícios que separam
os seres humanos de Deus. Esses vícios
(referidos como os “cinco ladrões”) são:


*A luxúria (C’ham);
*A ganância (Lob’H);
*O apego às coisas deste mundo (Mo’H);
*A raiva (Kr’odh);
*A soberba (a’Hankar).















Jovem Sikh colocando seu Pagri (turbante).


O rito principal é o da admissão entre os Khalsa,

fraternidade dos “puros”, geralmente celebrado na puberdade.
















Músicos (Ragis) cantando os hinos sagrados


Um Sikh (do siksya em Panjabi ou discípulo) acredita em um Deus que é infinito e sem forma. O Sikhismo foi fundado por Guru Nanak que nasceu em Narkana Sahib em 1469. Os ensinos dele e nove gurus sucessores enfatizaram a igualdade, serviço comunitário e justiça social.














Familia Sikh alimentando-se no Langar (Cozinha comunitária)


O Sikhismo crê em sua unidade com Deus e um estilo de vida abnegado. Oração, meditação e musica sagrada são os rituais praticados no templo, os hinos do Sri Guru Granth Sahib (Escritura Sagrada Sikh) são cantados pelos músicos do templo o dia todo. O Guru Granth Sahib, o livro santo é considerado um guru vivo e é muito reverênciado por todos.

A população de Sikh mundial é estimada em 25 milhões de adéptos. A maior comunidade está no Panjab, India,possui 16 milhões de pessoas. A segunda maior comunidade encontra-se no Canadá e EUA, a terceira no Reino Unido, África Oriental e S.E. a Ásia. O Templo Dourado em Amritsar é o local mais sagrado que todos o Sikhs esperam visitar na vida pelo menos uma vez. Narkana Sahib, local de nascimento de Guru Nanak e Pancha Sahib ambos no Paquistão atual são outros lugares importantes para a visitação de fieis.




Sikhs e Muçulmanos são iguais ?













Muçulmanos em culto, India.

Os Sikhs não devem ser confundidos com muçulmanos, é difícil para pessoas do ocidente distinguir entre grupos étnicos diferentes das pessoas do oriente. Devido a recentes eventos no mundo inteiro, para o grande desânimo dos Sikhs eles foram confundidos com muçulmanos e isso trouxe consequências trágicas, mataram a tiros dois Sikhs nos E.U.A. e muitos foram molestados e ofendidos. Isto é devido a imagem de muçulmanos com barbas e turbantes. Sabe-se que apenas 5% da população muçulmana mundial usa turbante em áreas de deserto onde o sol é muito forte. A realidade é que 95% de todos os homens no mundo com turbantes e barbas são Sikhs e os usam constantemente. Sabe-se também que terroristas não usam turbantes e ocupam cargos importantes no governo mundial !
Os muçulmanos são conhecidos em toda parte por sua intolerância religiosa e étnica.
Eles perseguiram e assassinaram muitos Sikhs durante o período de domínio Islâmico na India,
chamado Império Mughal que durou quase mil anos.

Homens Sikhs, e algumas mulheres, usam o turbante (Pagri) para proteger o longo cabelo que é mantido sem cortar e limpo. Os muçulmanos, usam turbantes mas cortam o cabelo ou raspam a cabeça. Homens muçulmanos ortodoxos usam um estilo particular de barba sem o bigode, enquanto que um Sikh adulto usa a barba inteira.
Além disso, Sikhs não professam a religião muçulmana e nenhuma outra religião.

3 comentários:

Luciana disse...

Estou lendo e aprendendo muito com este blog. Aqui tudo é explicado de maneira simples e clara e na língua portuguesa (oque facilita bastante minha compreensão), mas eu tenho ainda muitas dúvidas e queria aprender mais.Muitos amigos que eu tenho dizem que o Sikhismo é uma religião fechada, eles dizem que pra ser um Sikh, é necessário nascer Sikh, em uma família Sikh,eles dizem que não existe abertura para uma pessoa sem a descendência Sikh. Mas, mesmo sem pertencer ao Sikhismo, uma pessoa pode receber os ensinamentos do Guru Nanak e tentar viver de acordo com o que prega a religião? Muitas religiões ocidentais, querem trazer os chamados fiéis pra dentro de sua igreja, eles fazem de tudo pra trazer novas pessoas, e muitas igrejas se tornaram um verdadeiro comércio, mas quando eles conseguem os fiéis, eles se esquecem do principal, que é cuidar da alma, transmitir bons ensinamentos. A religião esta perdendo o sentido, nada é mais como pensamos. Ser acolhido em uma religião, é se sentir parte de alguma coisa maior. O Sikhismo, esta me ensinando a ser uma pessoa pensante e reflexiva. Obrigada por sua atenção e paciência. Através desse blog, estou aprendendo ser uma pessoa melhor.

Raja Singh disse...

Gratidão por apreciar esse Blog sobre Sikhismo !

A Ideia de não aceitar membros de outras etnias e religiões dentro do Sikhismo é uma questão xenofóbica e não tem nada a ver com o verdadeiro Sikhismo criado por Guru Nanak.
Morei em Amritsar e convivi de perto com recém convertidos que vinham de famílias originalmente Hindus e todos foram aceitos.

Eu sou o primeiro Sikh Brasileiro a receber iniciação no Akal Takat em Amritsar, mas para isso ocorrer tive que mostrar completa entrega, serviço(Seva) e morar lá por um bom tempo ! Fiquei morando dentro do Sikh Missionary College de Amritsar e aprendi musica, Shabad Gurbani e um pouco de Gurumukhi (linguagem usada no Guru Granth Sahib).

É mais difícil um muçulmano de tornar Sikh mas também pode acontecer.
Tenho tido noticias de movimentos de revivamento do Sikhismo original e muitos que haviam cortado os cabelos já voltaram ao seu estado original com cabelos longos e Turbante cobrindo-os, inclusive as mulheres ! Quando eu ia meditar no templo Dourado as vezes eu via algum Jovem Sikh homossexual sentado sem o menor problema, ele mantinha a barba sem cortar, turbante e uma fé de chocar qualquer um, conversei varias vezes com ele, uma pessoa realmente idónea. Isso não o faz desmerecedor das bençãos do Guru.
Guru Nanak disse: "Não existem Hindus e Muçulmanos, todos somos iguais perante o Imortal e Verdadeiro."

O Sikhismo original ensina:
Amor ao semelhante mesmo que ele seja de outra fé ou etnia.
Tolerância.
Humildade.
Entrega.
Serviço desinteressado.
Auto-Sacrifício em prol de seu semelhante.

* Algumas novas doutrinas inventadas por farsantes ensinam o contrario. Ensinam a mentir, a ter um comportamento autoritário e violento e a praticar a xenofobia.
Além da pratica de burguesia totalmente contraria aos ensinamentos de nossos Gurus.

letty disse...

ola meu nome e Ellen sou Brasileira e moro em Londres sou Sikh e casada com um sikh meu marido e indiano nasceu e foi criado em Punjabi,somos muito felizes independente da diferenca de culturas..temos um filho Hardeep Singh e duas filhas do meu primero cassamento que infelismente nao deu certo...e quanto a Luci ..meu amor nao e necessario nascer sikh p se tornar um basta estar preparada para amar os outros e se dedicar a de coracao aquilo q vc acredita...sikhismo e humildade..amor ..dedicacao...e prinipalmente fe...um ggrd abraco e gostei muito do blog...Sashiriacar....